terça-feira, 31 de dezembro de 2013

CICADA (CIGARRA)???, infância longa, curta vida de adulta.


Ao nível dos olhos, um insecto no tronco da palmeira ou apenas a exúvia pupal (exoesqueleto) que sobrou da muda mas que mantém perfeitamente a forma da ninfa. Se viva, teria tórax comportando três pares de vigorosas patas, particularmente as anteriores. Pela forma, dir-se-ia que a função poderá estar relacionada não só com a necessidade de locomoção como com a de escavar galerias no solo.  


O abdómen de cor clara, cilíndrico, estreitando na parte final e é atravessado por diversos anéis em tom mais escuro.  Da cabeça sai um par de antenas muito curtas. As asas são curtas e pouco desenvolvidas.


Tratar-se-à de um insecto à beira da idade adulta (metamorfose incompleta: ovo, ninfa e insecto adulto) ou apenas da sua rija cutícula juvenil? Na foto antecedente, muito ampliada, pode ver-se o que parece ser a zona de  rotura no dorso. Pertenceu a uma cigarra, (Tibicen?) modalidade de homóptero? Nesse caso, a ninfa terá emergido do solo onde poderá ter vivido muitos anos (até 17!) à custa das raízes das árvores. Continuará agora como insecto adulto voando por entre as copas das árvores por mais alguns dias ou curtas semanas, usando a cigarra macho o seu inseparável "violino" para atrair cigarras fêmeas. Uma festa!

Fotos-gentileza J.M., primavera de 2013, sudeste asiático.

Sem comentários:

Enviar um comentário