terça-feira, 17 de dezembro de 2013

TÉRMITAS


Com o frio e a aproximação das chuvas, continuamos abrindo rolos e cepos de pinho tombados pelo temporal de janeiro e que vem estando em contacto com as ervas. Nenhuma surpresa quando deparamos com insectos em madeira morta ou em processo de morte. Alguns como os das fotos, não só encontram abrigo no interior da madeira mas simultâneamente dela se alimentam. 


Corpo em três segmentos: cabeça, tórax e abdómen. Seis pernas, um par de antenas. Na foto seguinte são visíveis as mandíbulas na extremidade da cabeça em tons castanho-escuros, próprias para cortar e mastigar alimentos sólidos. São também visíveis as antenas, semelhantes na estrutura a um colar. 


São insectos sociais, com tarefas diferenciadas. Os que aparecem na madeira são operários de notável voracidade.   Outros, mais sóbrios na alimentação, vivem no subsolo. 


Uns e outros são avessos à luz e uma vez destapados tratam de se pôr ao fresco. Assusta um pouco pensar que estes insectos possam trocar a lenha pela madeira da estrutura da casa ou pelos móveis mas, tanto quanto julgo saber, essa possibilidade é muito remota. Demais, posso ainda contar com velhos amigos: sempre que me afastava um pouco do local de corte logo surgiam pássaros que depois se afastavam de bico cheio. 

Fotos da semana passada, no quintal.



Sem comentários:

Enviar um comentário