quinta-feira, 1 de novembro de 2012

RAPHANUS SATIVUS, (RABANETE) A FLOR


A raiz do rabanete é muito plástica e resulta bem quando talhada artisticamente para decorar mesas e pratos. Nessa modalidade é muitas vezes apresentada como flor aberta tirando partido das tonalidades vermelha da pele e branca do interior.
 
 
Não será tão vistosa como as conseguidas pela arte dos chefes de mesa mas, como tudo o que é natureza, situa-se noutro patamar de inesgotável complexidade mesmo quando a nossa leiga aproximação  a resume a uma aparentemente simples corola de quatro pétalas de unha comprida dispostas em cruz de nervação vincada.


As flores dispostas na planta em tamanho mais próximo do real. Optei por guardar algumas plantas para colheita de sementes ainda que as do comércio sejam baratas.


Fiquei surpreendido com a abundância de flores e frutos. As sementes são mais do que muitas. Não quero arriscar a sementeira  antes do fim das geadas embora o rabanete tenha fama de resistir bem ao frio. De qualquer modo o excedente de sementes caídas na terra fará o definitivo teste.

Fotos do outono de 2012, no quintal.

5 comentários:

  1. Isso parece-me rúcula mansa. Eu tenho-a comido como tal...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Luar,
      muito obrigado pelo seu comentário. De facto as fotos que publiquei são de flores de rabanete. Acontece que elas são muito semelhantes ás da rúcula mansa o que não admira quando sabemos que ambas as plantas pertencem á mesma família das brassicaceae. Portanto, a sua dúvida tem toda a razão de ser.

      Volte sempre.


      Eliminar
  2. Plantei a tampa do rabanete, e agora apareceram florzinhas. São sinal de sementes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Sílvia: para chegar às sementes é suposto que venham a acontecer ( se ainda não aconteceram) a polinização e a fecundação. Depois, uma grande modificação se há-de operar no ovário da flor para se transformar em fruto ... e, no fruto, as sementes. Saúdo a sua capacidade inventiva ao apostar na multiplicação dessa planta por um método pouco habitual. Mesmo que no final as sementes não se mostrem viáveis, o seu processo como ensaio revela um pendor muito positivo. Desejo que tenha o bom êxito que espera e merece. Volte sempre. Cumprimentos de simpatia.

      Eliminar