terça-feira, 13 de novembro de 2012

FUCHSIA (BRINCO-DE-PRINCESA)


Em geral o cálice e suas sépalas não relevam em si mesmos no aspecto estético da flor. São comummente de cor verde. Não é o caso das sépalas da fuchsia (família das onagráceas). A função do cálice é mais a de protecção das partes internas da flor quando ainda em botão. Mas aqui o cálice apresenta-se fortemente colorido e brilhante e empresta ao conjunto da flor uma contribuição decisiva para o seu "visual", tão importante para a atracção dos polinizadores.
 
Tenho de confessar a minha preferência pelas cores e simetria da planta da primeira foto.

 
As nossas fuchsias são de dominância vermelha (pétalas e sépalas vermelhas) e á primeira vista até podemos confundir sépalas com pétalas. Por outro lado as sépalas também não têm o estilizado "panache" das da foto de cima. Também as há em tom branco de sépalas e pétalas na mesma flor.
 
Mas nas da foto, o vermelho das pétalas é mais complexo  pela inclusão do azul na mistura de cores, o que dá resultados próximos do violeta e da cor púrpura, bem diferenciados das cores das sépalas em rosa, vermelho simples, branco ou branco raiado. 
 
 
A hibridização natural e a provocada criam uma interessante variedade de fuchsias, como de tantas outras plantas. Mas também me parece que o clima em que se situa o jardim não lhes é favorável. Reporto-me não a esta ou aquela variedade mas á saúde de todas neste ambiente demasiado quente e seco no verão e muito fresco no inverno.   
 
Não por acaso, as fotos foram tiradas em setembro, no ambiente húmido das Rias Baixas, na Galiza, com forte influência atlântica. Voltaremos à fuchsia.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário