sexta-feira, 9 de novembro de 2012

BUDDLEIA DAVIDII (BUDLEIA, FLOR-DE-MEL)


Num passeio de fim de tarde de domingo perto do canal central da ria de Aveiro, berma encharcada, somos atraídos por esta magnífica inflorescência, num cacho longo e pendente. O arbusto que o sustenta tem cerca de 2,50 m de altura e estende-se por uns 3 m.


Paramos. Caules arqueados. Folha lanceolada, de cor verde e verde acinzentado na página inferior. Trata-se da budleia (família das loganiaceae) cujas flores são especialmente procuradas por borboletas e abelhas.
 
Cresce rapidamente e tem tendência a invadir os espaços em volta pelo que convém confiná-la nomeadamente através de podas a fazer por fevereiro-março, no mínimo, de três em três anos, que até induzem a floração já que as flores nascem em lançamentos do ano.
 
Afinal, até somos conhecidos e tanto que também temos espaço para ele no jardim, embora sem a imponência deste exemplar.


Flores muito perfumadas de cor violeta, com uma garganta de cor laranja, surgem no final do verão a meados do outono. Este arbusto resulta muito bem por detrás dos maciços de roseiras e lilaseiros (syringa), formando cortinas.
 
Multiplicação por sementes e por estaca. Podem experimentar-se estacas curtas, com muitos nós, novas em maio,  semi-duras em julho ou de madeira dura em outubro. Enraizar em viveiro. Se tiver acesso a hormonas de enraizamento (procurar no comércio de mudas), maiores  a possibilidades de êxito.
 
Fotos de 7 de outubro de 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário