sexta-feira, 30 de novembro de 2012

NOTÍCIAS DO QUINTAL nos FINAIS DE OUTONO


Nesta fase já muito adiantada do outono, dividido entre horta e jardim, parece pela predominância que assume neste portal que o jardim sobreleva o primeiro em atenção e cuidados. Não tem sido assim.


A maior parte do tempo e das energias têm sido aplicadas na horta. Finalmente, realizadas as sementeiras e plantações de outono, os tempos são agora de expectativa. Antes e até onde pude, deixei feito o trabalho de limpeza das mais agressivas herbáceas selvagens. Não foi trabalho de somenos. Arranquei e juntei-as em montes e periodicamente queimo-os. Evidentemente, muitas mais ficam para os anos próximos!


Às demais ervas já muito densas e altas, dei uma única passagem com a fresa e não mais por necessidade de controlar despesas. Claro que o solo não fica como se gostaria.  
 
Em anos transactos fiz sucessivas passagens que deixam as ervas totalmente desfeitas e enterradas e os solos planos. Não sendo uma preocupação decisiva, também resulta um aspecto final mais agradável á vista. Mas não se pode ter tudo.
 
 
Na área do quintal que reservei para repouso semeei a lanço a tremocilha (lupinus luteus) e em parte tremocilha e aveia conjuntamente. Fi-lo apenas há cerca de 15 dias porque este ano o verão de São Martinho foi prolongado e quis aguardar pela aproximação das chuvas que sempre chegaram. As temperaturas também têm estado relativamente amenas para a época e só nestes últimos dias apareceu uma ou outra manhã fria e com geada e vento muito fresco durante todo o dia. Uma boa parte das sementes está já pegada e pelo andamento das condições metereológicas, a sementeira promete.
 
 
Fotos desta semana, no quintal. A primeira e última das fotos mostram sementes respectivamente de tremocilha e tremoço em processo de germinação, vendo-se a raiz primária em alongamento. Na segunda, aspecto da geada e na terceira uma plantinha nova de faveira.

Sem comentários:

Enviar um comentário