terça-feira, 6 de novembro de 2012

BAUHINIA VARIEGATA, ÁRVORE-ORQUÍDEA, PATA-DE-VACA), a FOLHA


Os curiosos da botânica,  partem do exame da morfologia externa da planta para a sua identificação. É, sobretudo, a análise da flor que permite as mais decisivas aproximações.

Sucede que esta jovem planta ainda não deu flor. Em todo o caso, duvido que só por si o exame da flor me desse a solução, tantas são as semelhanças com as flores doutras árvores da mesma origem geográfica, sejam ou não da mesma família. 

 

Felizmente, as folhas são manifestamente incomuns quer na forma, quer na nervação. São alternas, simples, bilobadas (dois recortes mais ou menos profundos das margens), orbiculares (= forma bem arredondada) , de 5 a 12 cm de comprimento e 10 a 13 de largura, de cor verde brilhante (cor mais clara na página inferior), textura coreácea. 

Cada lóbo mostra, em regra, seis nervuras primárias, palmadas, que saem radialmente dum mesmo ponto-base junto à inserção do pecíolo. As nervuras secundárias são curvas e ligam-se ás primárias 

A foliação é semipersistente. 

Estas são, afinal, folhas de uma planta ornamental de paragens tão remotas como a China ou a Índia. Será a Bauhinia variegata, muito semelhante á árvore que dá a flor emblema de Hong-Kong, a Hong Kong Bauhinia ou Bauhinia Blakeana, da família leguminosae. 


Esta é uma árvore ainda jovem, no  jardim de meus vizinhos e particulares amigos. Poderá alcançar 6 a 12 metros de altura. Ainda não deu flor mas o lançamento dos ramos e as inconfundíveis folhas são para já, uma notável recompensa ao seu insuperável jardineiro. Esperamos todos que cedo comece a dar flor. E que flores!

Fotos da passada semana no jardim A. Maia.



 

Sem comentários:

Enviar um comentário