segunda-feira, 16 de abril de 2012

SALVIA OFFICINALIS (SALVA-das-boticas, salva-mansa, erva-santa)


A salva foi uma das plantas aromáticas que levei a habitar também o quintal, continuando no jardim, em vaso ou no terreno. Certo é que se está adaptando muito bem ao quintal onde a plantei em solo arenoso, (embora tenha preferência pelo calcário) solto, bem drenado e adubado e exposto ao sol.

Na foto de cima a folhagem verde-acinzentada, em grande quantidade e com excelente aspecto. Na página inferior as folhas mostram-se brancas com uma leve penugem (branco-tomentosas). A salvia pertence à família das Lamiáceas (Labiadas) e provém da região oriental do mediterrâneo.



As flores, aliás inflorescências,  são de cor violeta, com manchas mais claras. Agrupam-se na axila de duas brácteas opostas, com eixos curtos. 

Aqui um exemplar do jardim em vaso. Anote-se o tom amarelado de uma planta contida em vaso em contraste com o exemplar do quintal. A salva é muito procurada em fitoterapia. Usam-se as folhas, as partes floridas e o óleo essencial destas extraído. Folhas e flores são usadas na falta de apetite e transpiração excessiva. Um ramo da salva pode ser usado para perfumar os armários da roupa e combater as traças. O óleo essencial é usado em pastas dentríficas, em perfumes e champôs. Por mim, gosto da salva como planta decorativa.

1 comentário:

  1. Boa noite,ha dias deram-me um pouco da salva,plantei a no quintal.Está como a que tem ai e já florida.Entrei para ver para que servia,Acho que vou usá-la para pendurar nos armários.

    ResponderEliminar