terça-feira, 3 de abril de 2012

BICHEZAS NA MINHA HORTA, LAGARTAS


Lamento muito mas se de horticultura pouco sei, de lagartas sei nada. E, no entanto,

elas povoam abundantemente as hortas e jardins. Nesta altura de sementeiras há que remexer a terra.  Do subsolo surgem muitas, variadas e estranhas bichezas. Mas bonitas, sempre. A lagarta das fotos acima estava pousada sobre a folha de alface, roendo pausadamente. Não me recordo de antes ter visto lagartas nas folhas das alfaces. Que lagarta? Procurei, procurei e fico sem saber o nome do bicho.

O que se pode dizer é que, em geral, podemos relacionar lagartas com borboletas, sendo aquelas uma das metamorfoses  até ao insecto adulto. Os lepidópteros, vulgo borboletas, passam por quatro fases diferentes: ovo, lagarta, crisálida e insecto adulto. Geralmente os ovos hibernam e com as temperaturas baixas interrompe-se o desenvolvimento do embrião. Na primavera, quando a temperatura aumenta, prossegue e finaliza.  Nasce a larva cuja vida é comer quanto possa e evitar ser comida.

Esta lagarta alaranjada,  foi surpreendida no ataque ao faval. Também não consegui ainda identificar este verdadeiro carro de assalto. Quem quererá ajudar?

As fotos são de ontem no quintal.

2 comentários:

  1. Olá,
    Eu não sou especialista, mas as primeiras fotos parecem-me de larvas de joaninhas... auxiliares tão importantes para as nossas plantas.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Fico muito grato ao autor de Plantas do Farol pela sua pronta, generosa e muito útil ajuda. Hoje, ainda antes de conhecer a sua colaboração dei conta de outra larva, desta vez num tufo de papoilas. Debrucei-me para a ver melhor e fotografar e reparo que há por ali muitíssimas mais entre as ervas.Deixei-as em paz pois estava com pressa. A sua mensagem chegou bem a tempo. É que a ignorância leva à partida a tomar por inimigo aquilo que desconhecemos e ainda por cima um bicho esquisito. Livrou-me de ter amanhã de arcar com remorsos. Por tudo, muito e muito obrigado e parabéns pelo seu útil e bonito blogue. Só há que persistir. Um abraço do V. Maia

    ResponderEliminar