sábado, 31 de março de 2012

HYACINTHOIDES HISPANICA (JACINTO-DOS-CAMPOS) )


Esta bulbosa, dada como natural da península ibérica, floresce no início da primavera. Aqui no jardim, as flores surgiram apenas nesta semana.


Trata-se de uma herbácea perene que mantemos à sombra fresca. Para os multiplicar enterramos os bolbos que separámos uns dos outros logo após o termo da floração, a uns vinte centímetros de profundidade. Cobrimos com boa terra vegetal e deixamo-los tranquilos em período de dormência até que no final do inverno as folhas emergem do longo sono e crescem pacientemente até surgirem as magníficas flores. Esta variedade não é perfumada.


Quer este jacinto-dos-campos ou jacinto-selvagem quer o jacinto cultivado (Hyacinthus) são hyacinthaceae. Este ano dei larga notícia dos nossos jacintos (Hyacinthus). Aquele nasce espontâneamente nos matos, matagais e taludes frescos. Como é uma planta decorativa está já espalhada pela Europa e em alguns casos é considerada infestante.


Normalmente a flor do jacinto-dos-campos é de um azul mais pálido e raramente branco. Os nossos são de um azul mais vivo e às vezes surgem também leves tons lilás de mistura com o azul. Como se vê as flores apresentam-se dispostas em cachos e são tubulosas e campanuladas.

Fotos de 27 de Março de 2012, no jardim.

Sem comentários:

Enviar um comentário