domingo, 18 de março de 2012

LEPTOSPERMUM SCOPARIUM "RED DAMASK" (URZE-DE-JARDIM, VASSOURA-FLORIDA)


De todos os arbustos em sebe, a urze de jardim foi este ano a primeira a florir. Desde meados de fevereiro que se vem compondo esta mancha fantástica à entrada de casa.

Este inverno tive que eliminar alguns ramos baixos que cresciam contra o muro e grade de vedação. Limpei as folhas mortas, espalhei algum adubo e lancei alguns borrifos de água. Como se vê está muito bonita. A terra arenosa está ainda pobre. Periodicamente irei trazer mais composto e aplicar algum adubo.


Está altíssima ou não fosse da mesma família do eucalipto ou do metrosídero (árvores da Nova Zelândia e Austrália) mas também da murta e do escovilhão: nesta altura terá cerca de três metros de altura. Dá para ver a estrutura semi-lenhosa dos troncos e ramos secundários. Provavelmente terei que a despontar.


Não é fácil a reprodução por estaquia deste arbusto, quase árvore. Do mesmo modo e até agora, nenhuma germinou das milhares e milhares de sementes caídas. Há que insistir: a minha mulher já conseguiu que uma estaca pegasse!  

Fotos de 29 de fevereiro, no jardim.

Sem comentários:

Enviar um comentário