quinta-feira, 22 de março de 2012

PRAGAS DILEMAS PIOLHO DA FAVEIRA


Fava ou faveira (Vicia Faba) é uma leguminosa anual facílima de cultivar e rica em proteína e hidratos de carbono.  Para além disso também não é desprezível o seu contributo no enriquecimento dos solos pela capacidade de fixar o azoto com a ajuda das bactérias que com ela vivem em simbiose.


Embora o gosto agradável da fava verde não seja universalmente apreciada, continuo a semear os meus pequenos favais. O mais adiantado nasceu em cima do composto onde depositei a rama dos favais do ano passado. Há sempre umas quantas sementes que a acompanham. Não obstante o frio adaptaram-se bem quando as transplantei, coisa que não lembra ao mais sisudo...


Nos canteiros novos algumas faveiras só agora começam a florir. Mas nas primeiras a floração está completa. Inevitavelmente, estou já confrontado com o piolho-negro-da-faveira (Alphis fabae), como se vê na segunda das fotos ontem tirada. As extremidades das plantas estão derrubadas com inúmeras colónias. 


Por aqui faz-se uso quase universal de um insecticida muito conhecido cuja substância activa é a deltametrina. Mas este ano há tantas joaninhas no quintal que temo que sejam também eliminadas com os piolhos. Resta-me cortar as pontas tenras destas faveiras que são o pasto do piolho e destruí-las conjuntamente com a praga. Não será o mais saudável para a planta. Mas é o que farei!

Sem comentários:

Enviar um comentário