sexta-feira, 23 de março de 2012

IRIS (LÍRIO BRANCO)


No final do ano passado e na primeira quinzena de janeiro de 2012 mostrei fotos de íris de flores azuis.


Agora estão a iniciar a floração os íris brancos e os amarelos. Hoje temos os brancos. Como se vê, em tudo são identicos entre si excepto na cor das flores.


E há muitas outras plantas rizomadas que a par com os bolbos estão agora a desenvolverem-se aceleradamente com este sol de primavera. Há mais tempo de sol e os raios incidem mais verticalmente. As noites são agora mais amenas.


Os azuis duraram várias semanas, não obstante o frio. Veremos como se vão comportar estes íris brancos.

2 comentários:

  1. Muito bonitos estes Íris Brancos...só existem nesta época?Tnh uma menina c esse nome...adoro os azuis,amarelos mas estes brancos...são lindos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apenas sei dizer que os brancos foram os últimos a surgir e com uma diferença de meses dos primeiros. Porquê, não sei. Como mostrei os azuis foram os primeiros a surgir em dezembro, lindíssimos. Depois os amarelos. Mas, curiosamente, nesta altura e em simultâneo com os brancos estão a aparecer novos azuis e amarelos (claro, em plantas que ainda não tinham dado flor). Os tradicionais lírios roxos, nesta altura, ainda estão em botão. Conto mostrá-los em breve. Como disse, no ano passado comprei os bolbos a granel na cooperativa agrícola. Já não me lembro quanto paguei mas sei que não foram caros. E perdi a cabeça: comprei muitos a somar aos que já tinhamos. Valeu a pena. Obrigado pelo comentário e boa jardinagem.

      Eliminar