quinta-feira, 29 de março de 2012

BATATA, 1ª SEMENTEIRA EM TÚNEL BAIXO


Em 30 de Janeiro de 2012 dei início ao um pequeno ensaio de plantação de batata em túnel de plástico. Pretendo saber da viabilidade duma plantação em pleno inverno sem ter de investir muito dinheiro numa estufa. Já tentara plantar ao abrigo das laranjeiras mas sem sucesso (e também sem vantagem para os citrinos...). Também estou a usar agora os túneis de plástico para a cultura das alfaces e para várias sementeiras: tomate, cebolo, rúcula, flores de jardim.
Passados cinquenta e sete dias não dou conta de doenças ou pragas. Nomeadamente, nem míldio, nem escaravelho. Os túneis resistiram bem ás noites e madrugadas ventosas exactamente por serem baixos.
Ao fim do dia cubro. De manhã, conforme o tempo mais ou menos ameno, assim escolho a hora para destapar. Se for caso de chuva (o que tem sido tão raro...) não destapo para não deixar molhar as folhas. Rego com um regador, pois são bem poucos os pés. Não dou descanso às infestantes. Em tempo foi feita a amontoa. De tempos a tempos aplico a calda bordalesa.
Os túneis aligeirados são basicamente compostos por arcos em verguinha de ferro, usado nas obras e plástico branco, adquirido na cooperativa que é próprio para estufas. Claro que estou cheio de curiosidade em conhecer os resultados finais. Quanto ao batatal mais a sério - segunda sementeira do ano - foi plantado há cerca de uma semana e ainda não brotou. Dada a seca (a terra está em pó!) vou polvinhando os canteiros à mangueira para facilitar a nascença. Há que aguardar.

Sem comentários:

Enviar um comentário