sábado, 17 de março de 2012

ALLIUM TRIQUETRUM (ALHO BRAVO, ALHO DECORATIVO))


No alho decorativo permanece o encanto das plantas selvagens: simplicidade, rusticidade, beleza. Para mais as flores do alho são óptimas para compor um ramo! Aqui, disputam o espaço com as violetas num maciço que viceja enquanto o ambiente for húmido.


No entanto, umas e outras, especialmente o alho,  têm de ser muito bem controladas. De outro modo tornam-se invasivas e são muito difíceis de erradicar! Devem eliminar-se as flores antes de produzirem sementes. Mas mesmo contando apenas com os bolbos, não sendo retirados e queimados, em pouco tempo alastram por todo o espaço que puderem.


Aquele traço verde sobre o branco das pétalas faz bem a diferença das outras variedades. As flores são hermafroditas (têm ambos os sexos) e  a polinização é feita por abelhas e insectos.


Outro traço inconfundível é o da forma triangulada da longa haste que sustenta as flores.
Planta bolbosa, o alho decorativo pode ser plantado em setembro-outubro na terra bem  mexida e estrumada, drenada, em local de sombra ou meia sombra. Os bolbos mais pequenos podem ser enterrados à mão a cerca de 5 cm. Não pressionar demasiado para não danificar a base do bolbo. Crescerá  até cerca de 40-50 cm de altura. Os bolbos poderão permanecer na terra de um ano para o outro. 


Poderosa aromática, as folhas e o bolbo são usados em saladas em vez do alho ou da cebola. Não tenho intenção de experimentar. Muito cuidado com a ingestão de grandes quantidades pois pode ser venenoso para o homem e para certos animais, como o cão. Por isso, não consumir sem o conselho de pessoa especializada nesses temas, o que obviamente não é o caso do autor do blogue. Também não convém plantar estes alhos na horta perto de legumes a quem inibem o crescimento.

Fotos de 15 de Março, no jardim.

3 comentários:

  1. Boa tarde, gostaria de utilizar uma das suas fotografias de alho bravo num projeto meu. Autoriza? Se sim, em que nome deixo a autoria?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certamente que pode utilizar esta ou qualquer outra fotografia, agradecendo que faça menção expressa da designação do blog. Bom dia ... e bom trabalho no seu projeto.

      Eliminar
  2. Uai, todas as espécies de Alium não são seguramente comestíveis? Há algumas que podem causar desconforto intestinal se ingeridas em excesso, mas não vejo motivo para não experimentar como tempero!

    ResponderEliminar