segunda-feira, 26 de março de 2012

CYDONIA OBLONGA (MARMELEIRO, início da floração)


Nos meus tempos de criança os marmeleiros que conhecia eram, geralmente, arbustos de muitos pés que cresciam de modo desordenado e que serviam de sebe a delimitar algumas terras.


Não deixavam por isso de dar bons frutos, maiores ou mais pequenos, que serviam perfeitamente o objectivo final que era  o de servir de base às marmeladas.


Em número menor eram os marmeleiros-árvore de um só pé. Os frutos eram maiores e talvez mais saborosos.


Mais recentemente surgiu uma variedade chamada gamboa. Os frutos são menos angulosos do que os do marmeleiro tradicional, mais arredondados e mais macios. As fotos de hoje pertencem a gamboas.


Pois os nossos marmeleiros estão no início da floração. Esta árvore tem tendência para frutificar nas pontas. Carece pois de uma poda que as rebaixe. Estas árvores têm tendência para formar grandes touceiras. Daí que tenham de ser controladas através das podas. Este ano limitei-me a retirar as hastes partidas pelo vento e secas pois apresentam já grandes marcas das muitas podas anteriores. Há que as deixar descansar. De resto, sobram sempre os frutos que mais ninguém quer. Quando estiverem em floração plena, faremos novas fotos.

Fotografias do dia 25 de Março, no quintal.

2 comentários:

  1. As fotografias estão dia para dia cada vez mais bonitas! Parabéns, fotografo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Mas não esqueças que são apenas fotografias. É preciso abeirarmo-nos paciente e persistentemente destes prodigiosos seres, dar-lhes acolhimento e seguir como irrecusável convite, o nosso natural desejo de os conhecer melhor. Beijinhos.

      Eliminar