sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

OEDIONYCHUS CINCTUS (ESCARAVELHO, LEAF BEETLES, HANNETON, ESCARABAJO)



Primeira semana da primavera e início dum passeio exploratório pelos campos da aldeia no limite nascente da Ribeira, antes que algumas (cada vez menos) terras sejam mobilizadas para cultivo.  As ervas espontâneas estão no auge e usando da melhor atenção é possível ver como são habitadas e servem de sustento a uma infinidade de vida animal. 


Vejamos, então, mais de perto. Em pleno trabalho e prazer da mastigação, um pequeno animal de corpo ovóide dividido em três partes: cabeça, tórax e abdómen. Seis patas semelhantes entre si em forma e tamanho, dois pares de asas, duas compridas e serradas antenas na cabeça, olhos compostos e boca. Sem dúvida, da classe dos insectos.
Asas anteriores robustas e sem nervuras à vista, duras (élitros) cobrindo as posteriores que em repouso não se vêem. Estas são grandes e membranosas e únicas aptas ao voo. Boca munida de mandíbulas. Nas fotos, alimentando-se de folhas de plantas, parecendo ter preferência pela abundante tanchagem (Plantago).


Contrariando o padrão habitual de manchas pretas sobre fundo vermelho, neste caso a cor preta-brilhante cobre o dorso e no centro dos élitros, quatro riscas curtas transversais em vermelho. Na base dos élitros, uma fina orla também em vermelho que seguindo na direcção da cabeça delimita o pronotum (parte dorsal do tórax) em quatro lados. A propósito, cinctus significa "cintado" referido ao modo da separação entre tórax e abdómen.

Para início do passeio, nada mal!  Seria um dos mais interessantes encontros do dia. Faltava conhecer a identidade das bichezas, questão minha pois na sua placidez continuariam indiferentes à  ignorância sem fundo do atrevido perguntador.  Demasiado tempo explorando a hipótese de os situar na multidão que integra a Família Coccinellidae (a mesma da joaninha-comum), mas teimando, teimando sempre, acabei voltando a  outra parentela de besouros, escaravelhos, carochas, gorgulhos, carunchos, pirilampos e tutti quanti...Género Oedionychus, Família Chrysomelidae, Ordem Coleoptera. 
Olá, Oedionychus cinctus! Serão? 

Sem comentários:

Enviar um comentário