quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

CYCLAMEN (CÍCLAME, CYCLAMEN, CICLAMINO)


O cíclame é uma das mais preferidas plantas decorativas de inverno, cultivável dentro de casa em vaso ou no exterior. Quando a maior parte das plantas está em repouso (parte final do outono, inverno e início da primavera), o cíclame está em fase de crescimento vegetativo e floração. Já durante os calores secos de verão aproveita para dormir uma longa sesta. Preferem o frio (até cinco graus negativos) ao calor, o ar húmido ao ar seco. Podem colapsar com  água em excesso no caule. Água nas folhas, flores ou botões, nem pensar! Dentro de casa convém que se mantenham afastados de radiadores pois dificilmente suportam temperaturas acima dos quinze graus, sobretudo na fase de desenvolvimento de folhas e flores.  Gostam de ambiente arejado e de boa luz mas não dos raios directos do sol. 


No verão as folhas estarão secas. A planta passará a viver das reservas acumuladas nos caules tuberosos e ficará melhor em local sombrio e fresco. Antes, ainda primavera, terá cessado a floração.  
Na foto que antecede uma flor em botão, tipicamente voltada para baixo. Assim permanecerá até que as pétalas abram e se soltem para trás, numa posição algo invulgar.


Os nossos cíclames permanecem todo o ano no exterior, só parcialmente cobertos, aproveitando do recuo das paredes face ao limite do telhado. Se bem cuidados, podem perdurar por quatro a cinco anos com capacidade para aumentar a floração de ano para ano.

Este ano começa mal para os nossos cíclames. As continuadas chuvas deste inverno não raro tocadas a vento de várias direcções, atingiram os vasos só aparentemente protegidos. Não nos apercebemos disso a tempo e agora damos conta de que a saúde dos cíclames da foto, únicos em floração, foi afectada. Vejam-se as pétalas salpicadas de pequenos pontos ou manchas escuras, provavelmente sintoma de um ataque de botrytis ou podridão cinzenta (um fungo). 


Por um vaso de flores, decidi não valer a pena pensar sequer em aplicar químicos ou mesmo mezinhas caseiras. Separámo-lo dos demais. Esperaremos para ver.  De momento e para nosso consolo, o fungo não parece ter afectado a beleza das flores e aparentemente a folhagem está passando incólume. Será assim? 

Fotos de Janeiro de 2014, no jardim.

Sem comentários:

Enviar um comentário