domingo, 24 de novembro de 2013

THEVETIA PERUVIANA (CHAPÉU-de-NAPOLEÃO)


Na tarde muito quente de setembro, iniciamos uma pausa sentando-nos no banco de jardim à sombra das frondosas árvores e arbustos. Reparo nas muitas flores ainda vistosas que cobrem o chão. Os olhos dirigem-se logo para cima, para as flores frescas e descobrem os muito exóticos frutos verdes. É uma bela planta arbustiva ou pequena árvore da família apocynaceae, originária do Brasil, muito decorativa. Voltaríamos para as ver melhor. Sucedem-se as fotos para posterior identificação.



Flores amarelas de cinco pétalas muito vistosas, perfumadas, tubulares mais largas no cimo.


Os frutos são drupas achatadas, triangulares (daí a associação com o chapéu do Napoleão) contendo as sementes.


A planta, toda ela é, porém, demasiado tóxica para poder ser eleita sem risco para jardins frequentados por crianças ou animais.Os frutos atraem a curiosidade das crianças que as podem tomar por castanhas (quando maduras ficam de cor roxa ou castanha). Se ingeridas provocam fortes intoxicações. No entanto são muito eficazes no controlo do mosquito do dengue.


As folhas são  simples,  brilhantes, alternas, permanentes, de nervura central muito acentuada. As geadas matam as folhas e ramos mas na primavera recupera bem com novos rebentos. Reage igualmente bem a podas. O tronco é revestido por uma casca acinzentada e a seiva é leitosa. Aprecia sol pleno ou convive bem com a meia-sombra.

Fotos de setembro de 2013, na região da Andaluzia.

Sem comentários:

Enviar um comentário