quinta-feira, 14 de novembro de 2013

NERINE BOWDENII, (NERINA), evocação das NEREIDAS



Já na água erguendo vão, com grande pressa,
Com as argênteas caudas, branca escuma;


Cloto co peito corta e atravessa
Com mais furor o mar do que costuma.


Salta Nise, Nerine se arremessa,
Por cima da água crespa, em força suma.


Abrem caminho as ondas encurvadas,
Do temor das Nereidas apressadas.  (Os Lusíadas, Luís de Camões, Canto II, 20.)


Flor bulbosa muito delicada e elegante, uma preciosidade actualmente em flor no jardim, é proveniente da África do Sul. Sensível ao frio, pede resguardo durante os meses que se avizinham. Multiplicação por divisão dos bolbos a plantar na primavera. Se se optar pelo cultivo no interior, escolher um sítio bem iluminado (não desdenha a exposição directa aos raios solares).

Fotos de novembro de 2012, no jardim do Casal Maia.

3 comentários:

  1. A completar a descrição da sua nerina, só falta o desenho de Soares dos Reis (Nerina, Divindade marinha de grande beleza, filha de Nereu), mas hoje, para o bloguista de “procurando a felicidade pela horta e jardim”, apenas um especial bom dia!
    Quanta autotrófica já cultivada/estudada procurando… manter a condição “estar feliz” ou transformá-la no prolongamento” ser feliz”.
    Votos, pois, para que plantas, organismos, órgãos e funções vegetais se continuem a empenhar no processo fotossíntese, pelo tempo… essencial aos momentos das agradáveis descobertas e do saudável divertimento.
    Um grande abraço desta bloguista bastante mais à deriva… jangada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saiba que até há bem pouco tempo desconhecia a identificação desta delicada planta. Na semana passada vi-a com surpresa num ínfimo jardim ao lado do mais modesto dos quintais da aldeia, na zona que aqui denominamos dos "freixais". Periodicamente e durante mais de um ano persisti, procurando. Pensava que só em jardins requintados a poderia voltar a ver. Afinal, não seria assim tão difícil. Mas para um leigo, está a ver...
      Tal actividade é quase uma paixão e ocupa-me imenso. E enquanto se está ocupado e se tem saúde como tem sido o caso, que mais posso desejar? A Teresa é sempre muito generosa comigo. Por essas e por outras saberá que muito a admiro e estimo. Obrigado, as suas melhoras, e um beijinho do Vítor.

      Eliminar
  2. Já há tanto tempo que desejava descobrir o nome desta flor, até que enfim que a descobri aqui neste blogue!Obrigada.

    ResponderEliminar