segunda-feira, 18 de novembro de 2013

MANTIS RELIGIOSA (LOUVA-a-DEUS)


O ano vem sendo muito favorável ao louva-a-deus que só come presas vivas, pela abundância de gafanhotos e larvas diversas. No entanto, os primeiros frios do final de outono parecem afectar já a sua actividade.  O grande predador poderá não sobreviver  ás fortes geadas que também farão igual razia nos demais insectos que são as suas habituais presas. Na foto, muito mais atento do que parece, um exemplar de cor castanha expõe-se preguiçosamente aos raios de sol de um prolongado verão-de-são-martinho.


Podem ver-se as longas asas sobrepostas. No plano inferior, o abdómen e parte dos dois pés posteriores usados na deslocação. Nas fotos de baixo as patas anteriores modificadas para agarrar as presas. Na última são visíveis uma espécie de serrilhas  e espinhos colocados no fémur e na tíbia. 


Na foto, um desmesurado protórax e a cabeça com o par de longas antenas. Pescoço flexível. De um lado e outro da cabeça os olhos compostos e entre estes os ocelos. Na foto abaixo são visíveis as mandíbulas extensíveis.


Cabeça triangular orientável a 180º, permite-lhe uma visão de quase 360º. Olhos destacados e muito afastados. Entre os olhos, três ocelos podem captar as vibrações produzidas no ar pelo voo dos insectos. Dispõem ainda de um ouvido no tórax.


Religiosa só no nome, a fêmea tem o péssimo hábito  de devorar o macho durante a cópula. 
Os ovos postos no outono colados uns aos outros formam uma ooteca a eclodir na primavera. A ooteca acima, também fotografada no jardim, será de louva-a-deus ou apenas muito semelhante?

Fotos de ontem no jardim. 

Sem comentários:

Enviar um comentário