terça-feira, 26 de novembro de 2013

FASCICULARIA BICOLOR (FASCICULÁRIA, CRIMSON BROMELIAD)


No jardim envolvente do Hotel-Palace do Buçaco e no talude que o delimita a nascente, crescem à sombra das árvores estes belíssimos exemplares ainda em flor de fasciculária aqui, fotografados nos primeiros dias de novembro. Situando-se num plano superior e inacessível com muita pena não pude fotografar a flor de muito perto.


Variedade de bromeliáceas, é originária do Chile e Argentina. Hoje em dia tornaram-se típicas de jardins mediterrânicos com ambientes secos e pedregosos. Trata-se afinal duma suculenta. 
As folhas são duras e não devem ser tocadas sem luvas dada a forma finamente serrada do limbo com verdadeiros picos que podem ferir os incautos. À superfície são verde-acinzentadas. No interior da roseta as folhas mais jovens são coloridas a vermelho brilhante e de entre elas sobressai a flor com pétalas azuladas rodeando as anteras em amarelo-vivo. Surgem no fim do verão e inícios do outono.


No Buçaco as fasciculárias estão perfeitamente adaptadas ao muito particular meio-ambiente e expandem-se rapidamente ocupando o espaço à volta. Se quisermos cultivá-las nos nossos jardins haverá que ter em conta a susceptibilidade às geadas. Daí ser mais seguro o cultivo em potes ou grandes vasos que possam ser recolhidos na estação fria ou, no mínimo, cobertos com material adequado.

Sem comentários:

Enviar um comentário