quarta-feira, 20 de novembro de 2013

O OUTRO BUÇACO, para além dos fetos arbóreos.


Com as primeiras chuvas de outono e num ambiente conservado húmido potenciado pelos nevoeiros, os fetos, musgos e líquenes, estão agora nas suas sete quintas formando um revestimento natural lindíssimo. Como eles, há muitas outras plantas remoçadas que merecem a atenção do visitante. 


Umbigos-de-vénus  (umbilicus rupestris) e sedos (sedum reflexum?), ambas da família das crassuláceas, são conhecidas pela resistência a ambientes secos.  As folhas são carnudas, modo normal de armazenamento de água, sendo as primeiras de forma arredondada com uma covinha ao centro que lembra um umbigo e as dos sedos são alternas, não pecioladas, quase cilíndricas e de cor verde azulado a acinzentado.  


As fotos são de plantas espontâneas encontradas no início de novembro de 2013, junto à Cruz Alta, Buçaco, cerca dos 540 metros de altitude.  São de crescimento lento e frágeis. Não devem ser retiradas do seu meio-ambiente por mais nobre que pareça a sua utilização em decorações de Natal, pois acabarão sempre ingloriamente no lixo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário