domingo, 9 de junho de 2013

RHYNCOSPERMUM JASMINOIDES (JASMIM-ESTRELA, JASMIM-de-LEITE)


Da família das apocináceas, é uma trepadeira de excepcional efeito quer pela cor e perfume das flores quer ainda pelo verde das folhas.   


Há quem lhe aplique o corta sebes no modo da régua e esquadro, para lhe dar forma... Por mim prefiro vê-lo solto como aqui numa rua pedonal do centro histórico de Abrantes.


As folhas são persistentes, menos brilhantes no inverno com variações de tonalidade. Flores em forma de hélice. A corola aqui muito ampliada mede realmente cerca de sete milímetros.

A planta é de crescimento lento nos primeiros anos. Muito rústica. Surpreendentemente, tem boa resistência ao frio.

Este falso jasmim (o verdadeiro pertence a outra família, a das oleaceae) liberta um látex quando cortado.

Multiplicação por sementes e por alporquia. Basicamente, a alporquia consiste em envolver de terra uma haste que é segura envolvendo-a com pano húmido até surgirem as raízes, altura em que se corta para se separar da planta mãe.
 
Fotos de fins de maio de 2013.

2 comentários:

  1. Ola,
    Parabens pelo POST, nao conhecia esta variação de jasmim o RHYNCOSPERMUM JASMINOIDES e adoraria comprar mudas ou sementes dele. Você as vende ou sabe onde poderia compra-las.

    Muito obrigado!

    G.C.A.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro(a) G.C.A.: as minhas desculpas pelo atraso na recepção do seu comentário. Estas fotos são de Abrantes, cidade muito antiga no distrito de Santarém, Portugal e foram tiradas num jardim público. Creio que G.C.A. vive no Brasil, nossa segunda Pátria. De facto eu não tenho esta planta no meu jardim. Mas por aqui todas estes arbustos em jardins públicos podem facilmente ser encontrados nos viveiristas. Para o Brasil sugiro ver, por exemplo, http://www.fazfacil.com.br/jardim/jasmim-brilhante/
      Volte sempre. Muito obrigado, Vítor.

      Eliminar