quarta-feira, 5 de junho de 2013

LICHNIS CORONARIA


È a primeira vez que dá flor. Generosidade de uma querida amiga, foi plantada no ano passado em local abrigado pois teme as geadas. Não conseguimos descobrir-lhe a designação portuguesa. Da família das cariofiláceas a que também pertencem o cravo e a cravina, as lichnis são originárias do sul da Europa e muito variadas. Em maio passado publiquei as fotos de outra lichnis, a l. flos-cuculi, ainda mais exótica e primária.
 
 
Aqui toda a parte aérea da planta em cor cinzento-azulado e prateada. 
 
 
Folhas de toque aveludado.
 
 
A lychnis coronária combina muito bem com uma das roseiras trepadeiras do jardim que com outros arbustos a protegem e lhe são úteis no inverno pois teme o frio intenso. A folha permanece durante o inverno salvo acidentes como a queima pelas geadas.
 
Flor de cinco pétalas em cor muito viva de vermelho-magenta, mais clara na direcção do centro. Planta muito rústica, adaptável a todos os tipos de solo bem drenados, preferindo os calcários.
 
Espera-se que ainda dê flores no próximo ano.
 
Multiplica-se á volta sem necessidade da nossa colaboração. Convém ir retirando os caules florais já secos para suscitar novas flores mas, claro, com o cuidado de não remover todos pois de outro modo não haverá sementes!

Fotos de finais de maio de 2013, no jardim.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário