sábado, 1 de junho de 2013

ACTINIDIA DELICIOSA, (KIWI)


Do exótico espontâneo passemos ao exótico cultivado, o kiwi, que ganhou em poucas décadas, uma inesperada dimensão económica nesta região do litoral-centro sob a liderança a todos os títulos notável da cooperativa Kiwicoop.  


E assim, a área de plantação de kiwis de sócios da cooperativa abrange mais de duzentos hectares e uma produção anual de largos milhares de toneladas dos quais uma parte significativa é exportada para os mais exigentes países europeus. 
 
 
As imagens de hoje não são de culturas em grande escala como as que naturalmente são apoiadas pela cooperativa. Trata-se de pomares de fundo do quintal, de pouco mais de uma dúzia de árvores variadas que ainda assim garantem abundante fruta para consumo próprio.
 
 
Pomares-horta-jardim, ao pé da porta, contribuem para o auto-sustento, embelezam moradas, elevam os níveis de saúde física e mental. E já repararam na fresca ramagem, no vigor das folhas e beleza das flores?  Pomar? Sim, mas também prolongamento equilibrado do jardim ou ele próprio jardim.
Cultura nada complicada e compensadora, porque não deixarmo-nos tentar pelos deliciosos e exóticos kiwis, tão ricos em vitamina C, plantando para já (e na época própria) alguns pés?

 
Fotos de 19 de maio de 2013, do quintal da família S. na Mata.

Sem comentários:

Enviar um comentário