sábado, 15 de junho de 2013

CASSIA FISTULA (CHUVA-de-OURO, CÁSSIA-IMPERIAL)


Árvore ornamental muito exótica, de crescimento rápido. Pertence á família das leguminosas e é originária das regiões tropicais e subtropicais do sudeste asiático (é árvore nacional da Tailândia) podendo atingir cinco a dez metros de altura. É muito susceptível ás geadas resistindo melhor á seca do que ao frio. Estas árvores podem passar anos antes da primeira floração. Na foto uma árvore muito promissora, ainda jovem, mas já florida. Assenta-lhe muito bem o expressivo nome em português de chuva-de-ouro. Significativamente, em inglês é a "golden shower tree".


As flores, de cinco pétalas agradavelmente perfumadas, surgem na primavera, perduram no verão e enchem a copa imediatamente antes do aparecimento das novas folhas. Formam inflorescências em cachos pendentes de efeito espectacular, muito pretendidas pelos insectos polinizadores.


Aqui destacam-se os estames muito longos e recurvados. Entre dedos, sensivelmente a meio e em verde, o estigma. Acima e em linhas perpendiculares ao eixo vertical vêm-se dois finos pedicelos. Nas fotos anterior e posterior vêm-se longos pedicelos em linhas cruzadas, quebrando o efeito massivo da mancha amarelo-dourada das pétalas. È a primeira vez que vejo estas peças florais jogando um efeito estético muito significativo no conjunto da flor.

 
Folhas compostas, alternas, de quatro a oito pares de folíolos em verde-escuro. A folhagem é caduca.
 
O fruto é um legume. As sementes são tóxicas.
 
Fotos de maio de 2013, gentilmente cedidas a este portal. Muito obrigado, p. rus.

3 comentários:

  1. Acho esplendida a floração desta espécie! Gostaria que fosse informado se existe algum "segredo" para o plantio das sementes na obtenção de mudas. Ela possui alguma dormência?

    ResponderEliminar
  2. Acho esplendida a floração desta espécie! Gostaria que fosse informado se existe algum "segredo" para o plantio das sementes na obtenção de mudas. Ela possui alguma dormência?

    ResponderEliminar
  3. Olá !
    Eu tirei as vagens do pé e plantei direto. Assim elas não entram em dormência. A taxa de germinação foi de 60% e demoraram em torno de 10 dias.

    ResponderEliminar