sábado, 29 de junho de 2013

ETLINGERA ELATIOR (BASTÃO-do-IMPERADOR)


A imagem desta belíssima flor transporta-nos necessariamente para os ambientes tropicais de onde é originária, mais especificamente da Malásia  e Vietnam. Hoje em dia é sobretudo uma planta cultivada, fácil de encontrar em jardins tropicais, por todo o mundo, desde que garantidas as adequadas temperatura, humidade, abundância de luz e de regas. Fora isso, só em estufas sofisticadas se pode garantir a manutenção da planta e a produção de flores para venda todo o ano.


Repare-se no branco nacarado das flores a iluminar a cor dominante que com a perfeição das formas lhes dão uma áurea de artifício que remete mais para o sonhado do que para o real. Nas línguas inglesa e francesa é justamente denominada de  ginger torch e de rose de porcelaine.


A planta é vivaz e pertence á família das zingiberáceas parente próxima da família que inclui as bananeiras. Folhas e flores partem de raízes subterrâneas semelhantes a rizomas. As folhas em verde-escuro são persistentes e podem atingir os 5 m de altura em ambiente tropical e 2 a 3 m em estufa.  As flores agrupadas em inflorescências cónicas, saem de brácteas cerosas. São em vermelho ou cor-de-rosa vivos e medem cerca de 2 cm de comprimento.
 
As fotos são cortesia de JM que conhece o meu gosto por plantas exóticas. Retribuo a ternura com bjs.

Sem comentários:

Enviar um comentário