segunda-feira, 21 de julho de 2014

CALENDULA ARVENSIS (ERVA-VAQUEIRA, MALMEQUER-dos-CAMPOS, FIELD MARIGOLD, MARAVILLA silvestre, SOUCI des CHAMPS, FIORRANCIO SELVATICO)


Declaração de interesses: posso admitir que seja uma planta da maior formosura mas no quintal não a suporto  e quero vê-la de lá erradicada de vez. Como o seu nome "arvensis" indica,  tem clara preferência por campos cultivados e então quando, como é o caso, são de areia, melhor. Se a deixar multiplicar livremente, para o que está particularmente dotada, em breve será à colonização do quintal por parte desta asteraceae. Começa a florir em Março e em Dezembro ainda há floração!


As flores em amarelo ou alaranjadas não abrem antes do meio da manhã e é preciso que seja em dia luminoso. Ainda não são 5 da tarde e já começam a baixar a pestana. Não enganam: mesmo aparentemente a dormir, crescem sempre!


Aqui em vista geral. Muito ramificada, como se vê. A planta exala um odor forte pouco agradável. Ainda assim podem extrair-se dela óleos essenciais perfumados. 


Flores liguladas externas da margem do disco central.


Após ter retirado parte das sépalas e algumas flores externas, destaque para as flores do centro do disco, tubulosas. Em fundo, mais alta, a mancha amarela das flores liguladas.



Passado o período de expansão das flores (ântese), já ausentes de pétalas, a época é agora de desenvolvimento e maturação dos frutos. Quando totalmente maduros serão de cor castanho-escura e dentro o fruto (cipsela) permanecerá fechado (indeiscência).  A acção da água será a chave que possibilitará a emergência da radícula.
Destaque para as sépalas em verde claro que se mantêm após a queda das pétalas.



- Em que burrinho quer ir? - No melhor que me servir!
Na foto, conjuntos de frutos organizados em capítulo de aquénios. Os do círculo mais exterior estão munidos de asas que facilitam a dispersão pelo vento.  A seguir, ao meio e na direcção do centro, parecem anéis com protuberâncias no exterior facilmente ancoráveis no pêlo de transportadores de ocasião. No centro são densos, arredondados e lisos. Como estes caiem ao pé da planta em princípio dispensam transporte. 

Com excepção da 1ª e 3ª que são de meados de Novembro de 2011, as fotos são do passado fim de semana , no quintal.

Sem comentários:

Enviar um comentário