domingo, 13 de abril de 2014

SALVIA OFFICINALIS (SALVA-das-BOTICAS, SAGE, SAUGE OFFICINALE)


Parte aérea florida da planta. 


Lábio inferior, verdadeira pista de aterragem e descolagem para abelhas e zangões. Lábio superior, capa de cobertura e protecção  de estames e gineceu.


O cálice é composto de 5 sépalas unidas formando uma taça em cor acastanhada. A corola, envolvida na base pelo cálice, também  é formada por 5 pétalas reunidas em tubo muito aberto com lábio superior e lábio inferior. No tubo da corola inserem-se 4 estames, sendo o par anterior bastante mais desenvolvido que o posterior, este aliás muito rudimentar e 2 carpelos com um corte vertical no cimo. Naqueles estames, o conectivo - estrutura que liga o filete à antera - desce e baloiça quando o polinizador avança no tubo estreitando a entrada e provoca o encosto das anteras no seu dorso. Desse modo favorece a polinização cruzada. Na foto podem ver-se um estilete - arco maior, fendido na ponta, saindo encostado ao lábio superior e apontando para o lábio inferior e os dois estames anteriores .  


Natural da região do mediterrâneo oriental, a salva pertence à família das Lamiáceas (Labiadas).  Ao tocarmos folhas e caule ficamos com as mãos perfumadas. Não surpreende que seja muito procurada na produção de óleos essenciais.

Fotos de ontem no quintal.

Sem comentários:

Enviar um comentário