domingo, 20 de abril de 2014

NOSSA SENHORA DA BOA MORTE, Maria de Lourdes Belchior. Na PÁSCOA com WATSONIA branca.

Minha Nossa Senhora
quando a morte estiver para chegar
faça favor de se abeirar
de mim
no fim dos meus dias
na hora da partida desta vida
sede minha guarida


Minha Nossa Senhora
quando eu estiver para morrer
faça favor de aparecer
à minha beira
e na hora derradeira
sede minha guia
para a vida cimeira


E se por mal dos meus pecados
tiver de parar no lugar da purificação
por vossa intercessão mandai encurtar
a minha estada naquela morada


Depois, já purificada,
minha mão na vossa mão imaculada
levai-me à presença de Deus altíssimo
Minha mão... não pode ser
que estará a apodrecer
com o resto do corpo, mortal


De qualquer jeito, minha Nossa Senhora
resolvei a situação
sede minha advogada e por vossa intercessão
alcançai-me perto de vós o lugar da contemplação


Ouso de mais, minha Nossa Senhora?
pedir lugar perto de vós é demasiada ambição?
Fique na vossa mão do caso a solução: mas
longe de vós, não...

Maria de Lourdes Belchior (1925-1998), in Gramática do Mundo, IN-CM, Lx. 1985.

Fotos na Páscoa de 2014, no jardim: Watsonia (borbonica subsp. ardernei?), Palmas, Hastes de S. José)

Sem comentários:

Enviar um comentário