quinta-feira, 24 de abril de 2014

GLADIOLUS ITALICUS (CALÇAS-de-CUCO)


 Gladíolo dos campos, muito comum nos solos argilo-calcários da região, onde nasce espontâneamente no início da primavera.  


Estas belas plantas são por vezes difíceis de transpor para jardim. Mas neste caso a plantinha inteira (cormo incluído) que a minha mulher recolheu nos solos da Várzea, conseguiu adaptar-se bem e desde há alguns anos que as suas simples mas esplêndidas flores anunciam a quadra da Páscoa. 


Pergunto-me se entre as possíveis razões do êxito não estará a particular natureza do solo em que foi colocada nas imediações do poço de rega. 


Sucedeu, há muitos anos, ter havido necessidade de expurgar o poço de folhas e lamas. Nessa altura era um poço aberto. À superfície o solo é arenoso. Mas, a partir dos 4 metros de profundidade surge uma argila branca-acinzentada. Esse solo argiloso resultante de algum aprofundamento, foi elevado do fundo em baldes com a ajuda do tradicional sarilho e depositado em volta, formando-se um pequeno relevo. Ainda hoje está bem definido apesar de o termos vindo a melhorar, acrescentando-lhe composto vegetal.


A viabilidade do gladíolo dos campos no jardim poderá dever-se, em parte, à natureza desta mancha de solo no qual, aparentemente, se sente em casa para nossa maior satisfação. 

Fotos da primeira quinzena de Abril, no jardim.

Sem comentários:

Enviar um comentário