sexta-feira, 11 de abril de 2014

ALLIUM SHOENOPRESUM (CEBOLINHO, CHIVE, CIBOULETTE), em flor


O cebolinho tem um lugar certo nas cozinhas mais sofisticadas e a flor pode ser usada na decoração de magníficas jarras como - modéstia à parte - as concebidas pela minha mulher.


Temos no quintal um número excessivo de exemplares, considerando as nossas necessidades. Apenas tive que os semear uma vez: eles encarregam-se de se auto-reproduzir.   Basta deixar livre de concorrência o solo em volta  e, claro, não pisar as inúmeras plantinhas. 


Curiosamente suportam bem o frio e não são nada exigentes em cuidados.


Quem quiser que as folhas continuem tenras e utilizáveis na cozinha, tem de cortar a tempo as flores evitando que criem sementes. Para garantir a multiplicação basta deixar que uma ou duas flores  atinjam a maturidade. A maior parte das sementes cairá no chão e muitas conservar-se-ão no receptáculo a tempo de as recolher para uma folha de jornal.


Se está tentado a experimentar, comece por adquirir um pacotinho de sementes - coisa acessível no preço ou então alguns bulbilhos que se obtêm por divisão dos tufos abaixo do solo. Esta divisão deverá efectuar-se de 2 em 2 ou de 3 em 3 anos para rejuvenescer os tufos. Pelos resultados do processo da sementeira esperará muito mais do que pela plantação dos pequenos bolbos. Estes colocam-se no solo em Março-Abril. Na sementeira cobrir muito ligeiramente as sementinhas. 


Mesmo que não utilize as folhas é conveniente cortá-las em raso para favorecer o crescimento. 

Se não dispõe de quintal, ainda assim poderá cultivar o cebolinho em vaso. Então, boas omeletes, sopas e saladas com cebolinho da sua criação!

Fotos de 9 de Abril de 2014, no quintal.

Sem comentários:

Enviar um comentário