domingo, 22 de julho de 2012

MANDEVILLA SPLENDENS (DIPLADÉNIA)


Uma magnífica trepadeira de folha perene, verde e brilhante, flor afunilada, de cores rosada, vermelha, branca ou amarela, com o centro amarelo e branco, é originária das florestas da América Central e do Sul. Começa cedo a dar abundantes e vistosas flores com pétalas de forma arredondada, que se agrupam em inflorescências de pequenos rácemos. A floração dá-se todo o ano com particular incidência no verão. As flores da dipladénia têm fraca resistência ao desbotamento pelo sol, como se vê nas fotos.   



A folhagem, nada excessiva, torna a dipladénia adequada á cobertura de suportes leves em treliça, obelisco ou arco. A planta gosta de solos férteis, bem drenados, expostos ao sol. Mas tolera mal a geada e a parte aérea morre com temperaturas negativas. Mas na primavera pode reemergir. Por isso há quem prefira o seu cultivo no interior da casa, em potes ou contentores, num local bem iluminado e abrigado, com particular atenção ás regas. Para evitar um crescimento descontrolado devem reduzir-se os caules após a floração. Atenção que toda a planta é tóxica por ingestão, afectando pessoas e animais.  Pode multiplicar-se a partir de estacas com cerca de 20 cm a retirar nos finais do outono, antes das geadas, dos caules semi-lenhosos, já maduros e adormecidos, fazendo-o enraizar e mudando-o progressivamente para vasos mais largos a partir dos primeiros sinais de crescimento e avançando para locais cada vez mais iluminados.
Em Abrantes onde a fotografei nestes dias de Julho, alegra a soleira da porta e parece muito bem adaptada ao local que é uma muito  pequena praça resguardada pelas paredes das casas. Recomenda-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário