quinta-feira, 12 de julho de 2012

BATATA COLHEITA


Este ano quis experimentar plantar as batatas inteiras. Comprei dez quilos de batata de semente importada da Holanda. Guardei-as por cerca de 25 dias, cobertas por sarapilheiras de malha larga em local de penumbra suficientemente arejado e, dia sim dia não, fui borrifando-as com água. Entretanto tinha preparado a terra, voltando-a diversas vezes com a fresa e incorporando o adubo orgânico num talhão de solo que há muitos anos não recebia batatas. Atingido o ponto de desenvolvimento ideal do grelo plantei em 19 e 21 de Março com o cuidado de as deixar distantes entre linhas de cerca de um metro.


Em 30 de Março começaram a surgir os primeiros brotos. O tempo foi indo fresco o que me dispensou de muitas regas. O intervalo entre linhas permitiu uma amontoa eficiente. Fiz o combate ao escaravelho sem químicos, eliminando-os diariamente um a um. Para o ano distanciá-las-ei ainda mais para poder circular entre linhas mesmo na fase da maior cobertura de rama. Não houve ataques de míldio ou oídio como em anos anteriores. Apliquei a calda bordalesa apenas por três vezes. Um mês depois, tinham este aspecto.


Completados os 90 dias (esta batata é temporã) sobre a data da plantação e depois de alguns ensaios de arranque, cortei a rama e, cinco dias, depois iniciei a colheita. Também a fiz lentamente de modo a poupar a minha coluna e evitando os cortes dos tubérculos. Transportei-as para um local arejado à sombra e espalhei-as. Assim estiveram a secar por um pouco mais de 24 horas. Finalmente recolheram ao celeiro. Aqui e durante o verão não temos locais de armazenagem propriamente frescos. Reduzimos sim ao mínimo a luz natural vinda através de pequena abertura. Mas, sobre o tema da  conservação muito se diz. Desde os produtos químicos agora apenas disponíveis em saquetas de um quilo (aptas para mais de uma tonelada de tubérculos e que, uma vez abertos, não dão para guardar para o ano seguinte), até aos famosos ramos de eucalipto, de loureiro e toda a espécie de aromáticas. E ouvi agora a sugestão da aplicação de pimenta em pó. Sim, da pimenta! No ano passado usámos apenas os ramos de loureiro. Este ano, porque não também a pimenta? Se a borboleta não morrer pelo menos há-de ficar com as trombas em fogo... Pois ainda que não resulte na melhor conservação da batata para já temos no sítio, um notório aroma exótico e agradável a pimenta...

Sem comentários:

Enviar um comentário