segunda-feira, 9 de julho de 2012

ALLIUM ASCALONICUM (CHALOTAS)


No princípio de Abril, num grande supermercado, vi saquinhos de  rede com chalotas rosadas, importadas  da França, á venda para consumo. Cada saco com cerca de uma dúzia de pequenos bolbos custava cerca de 2,50 euros. Caro, não é? Em Portugal usam-se pouco e não têm tradição na culinária. Ainda assim, ali mesmo tomei a decisão de experimentar a plantação no quintal. Em 10 de Abril coloquei-as na terra. num local bem exposto ao sol. Não demoraram a brotar. Antes do fim do mês tinham rompido o solo e estavam como se vê na foto acima.


De cada bolbo nasceram cinco a dez novos bolbos laterais, unidos entre si mas perfeitamente separáveis na colheita. Nunca tinha antes provado as chalotas. Sei que são muito usadas na cozinha francesa. O sabor é semelhante ao da cebola porém mais doce e não tão forte. Podem ser servidas cruas em saladas (por exemplo de tomate e pepino) e o seu sabor não apaga os demais como acontece (desagradavelmente) com a cebola. Também podem ser cozidas inteiras ou em rodelas.


Tal era a nossa curiosidade em as provar que acabámos por as colher todas, parte em finais de Junho e a restante nestes dias. Na foto vêem-se algumas das nossas chalotas. Como resulta da foto, foram  colhidas antes da maturação completa (caso em que as folhas ficam amareladas)que se alcança ao fim de quatro meses. As folhas ainda verdes são igualmente aproveitáveis para saladas. Mas como são para consumo imediato e tão pequena a colheita sempre beneficiamos com o estarem mais tenras. Mostrámos a alguns dos nossos amigos e demos a maior parte da colheita. E ficámos muito agradados. De tal modo que para o ano irei procurar sementes a valer e ensaiar, agora mais confiadamente, uma plantação mais extensa. Afinal, têm poucas regas. Exigem um solo rico em matéria orgânica mas não recentemente  adubado. Estão sujeitas às mesmas doenças das cebolas mas aí não tenho tido razões de queixa.

3 comentários:

  1. Olá Vítor, como vai? Sou um estudante de gastronomia e empreendedor na área. Estou a muito tempo procurando mudas ou sementes de chalotas mas não encontro. Achei muito legal sua experiência. Poderia me indicar onde posso comprar mudas ou sementes? Você não venderia algumas para mim? Grande abraço e sucesso! Igor Nassif
    Meu e-mail é: igor.alexander@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Boa noite Igor! Tudo bem com você? Espero que sim. Sempre me interessei por chalotas, mas aqui no Brasil eu não encontro. Existe a possibilidade de você me vender sementes? Eu gostaria muito de cultiva-las. Aguardo um contato seu. Um Forte abraço! Saúde e Paz! Ramiro . Meu e-mail: ramirocsouza@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui as chalotas à venda são importadas e destinam-se exclusivamente ao consumo doméstico. Geralmente são provenientes da França. Como digo no texto, para começar, recorri aos bolbos para uso culinário à venda nos grandes super-mercados. Depois disso reservo alguns bolbos de um para outro ano para plantar. Em França vendem-se sacos de 20 kg de bolbos para plantação e também sementes. Mas, como disse, em Portugal jamais encontrei bolbos de chalota para plantação. Espero que consiga aí os suficientes para inciar a experiência. Um grande abraço. Vítor.

      Eliminar