terça-feira, 31 de julho de 2012

BRUNFELSIA PAUCIFLORA (MANACÁ-DE-CHEIRO, ROMEU-E-JULIETA)


Não foi nada fácil chegar á identificação deste surpreendente arbusto ornamental, originário das matas atlânticas do Brasil onde é conhecido por manacá-de-cheiro e que habita desde há anos no jardim onde atinge cerca de um metro de altura. No seu habitat natural, em ambiente tropical ou subtropical prefere as margens dos ribeiros e os solos húmidos das matas sombrias. É conhecido em língua inglesa por  yesterday-today-tomorrow (ontem-hoje-amanhã) nome composto que exprime as mudanças de cor das flores no decurso de três ou quatro dias. Abrem na cor violácia, passando em breve por azul-lavanda e acabam no branco. As flores são muito perfumadas, sobretudo após o escurecer, duram pouco, mas o arbusto permanece florido por muito tempo, combinando flores nos variados tons. Pertence, afinal, à família das solanáceas que inclui as petúneas e parece estar já adaptada ao ambiente do jardim. Mas, aí por Novembro, já com as folhas caídas e antes das geadas, envolvemos a brunfelsia numa tela especial para a proteger das geadas.

A corola é muito especial. Apresenta cinco lobos indivisos, um tubo curto e o limbo é plano e circular. 

Para multiplicar a brunfelsia recolhemos na primavera ou verão uma estaca semi-lenhosa, jovem e tenra com cerca de dez cm de comprimento, extraída da ponta de um dos novos ramos. Mergulha-se numa solução de pó de enraizamento, á venda no mercado, e planta-se em vaso. Mantém-se a terra humedecida, cobre-se com plástico em local luminoso. Retira-se o plástico quando surgirem os rebentos. Cerca de meio ano depois muda-se para local definitivo. Também se pode multiplicar por alporquia e por divisão de mudas adventícias que se não forem cortadas a tempo acabam formando uma touceira na base do arbusto. Se não pegar à primeira, não desista! Há que insistir.
Atenção: a brunfelsia contém alcaloides venenosos, especialmente os frutos que são pequenas cápsulas.
Fotos de 13 de Maio de 2012, no jardim.

2 comentários:

  1. Boa tarde Sr vitor. Moro nos arredores de Lisboa e faz tempo que procuro sementes, estaca ou em vaso um exemplar de brunfelsia. será q me pode informar onde o poddrei encontrar??


    ResponderEliminar
  2. Caro Mari. Aceite as minhas desculpas pelo atrazo na resposta. A nossa brunfelsia foi comprada num pequeno comércio aqui perto á beira da estrada. Nesta altura do ano flores, fruto e sementes já desapareceram na terra. Quando procurar no comércio de plantas é bom levar uma fotografia da planta com flor, pois não nos admiremos se a conhecerem por outro nome. Creio que não vai ter dificuldade em encontrar a brunfelsia.
    Volte sempre. Cumprimentos.

    ResponderEliminar