segunda-feira, 21 de outubro de 2013

LONICERA PERICLYMENUM (MADRESSILVA), a flor


Após a profusão de temas botânicos que nos oferecem os meses gloriosos de março a setembro e que também nos podem induzir a apenas saltitar a superfície colorida das várias espécies vegetais, eis-nos de regresso àquela época em que uma só flor do jardim ou espontânea dos campos nos podem surpreender pela capacidade de adaptação a condições ambientais tão rigorosas como as do pico do inverno e a que, mais livres das tarefas no quintal e no jardim, podemos dedicar mais tempo.


Assumindo definitivamente o papel de "botânico" de lareira, também me sobra tempo para, com mais vagar, revisitar e rever temas e tentar aprofundá-los. 

Não é preciso ir longe. Mesmo a partir de casa e quase ao alcance da mão, temos a madressilva (família caprifoliaceae) ainda florida. Observemos de novo a flor, agora mais de perto.


Na foto e em plano superior, podemos ver claramente uma flor cuja corola se apresenta dividida em dois lábios ou lóbulos de cor branca. Destes, o superior é mais largo, curvado, voltado para cima e, perto do termo, enrolado para baixo. No limite, é subdividido em quatro lóbulos (recortes) curtos. O lábio inferior, mais estreito, curvado para baixo, é inteiro.


A parte inferior da corola é formada por um tubo profundo também de cor branca que se abre nos referidos dois lábios. O néctar encontra-se a tal profundidade que só os insectos munidos de trompas suficientemente longas o alcançam. O perfume é sobremaneira intenso durante a noite o que faz atrair borboletas nocturnas que recolhem o néctar sobre as cabeças peludas que colocam no pistilo colante de outra flor. 


Partindo do interior da corola, ressaltam estames e estiletes e estigma. Este, no extremo do estilete filiforme de cor branca, mostra a antera, uma pequena cabeça verde-clara.  

Os estames, filamentos que partem do tubo e contêm os sacos polínicos, são em número de cinco e compõem o androceu ou parte masculina da flor. São visíveis os filetes em cor branca e as anteras em tom acastanhado com que rematam.

 Fotos da passada sexta-feira, no jardim.

Sem comentários:

Enviar um comentário