sábado, 5 de outubro de 2013

BOISEA TRIVITTATUS (INSECTO-do-ACER-NEGUNDO)




Luz, temperaturas muito amenas e alta humidade relativa  neste início de outono, activam o metabolismo destas bichezas e trazem-nas de volta ao jardim quando era suposto estarem nesta altura ocupadas em testar a eficácia de abrigos de inverno. 


O insecto adulto aqui retratado - boisea trivittatus - é conhecido em juízo: maior em tamanho (cerca de 12 mm), alongado, preto com riscas avermelhadas, alado. Confesso, no entanto, que não associei logo a estes os mais pequenos, sem asas, de cor vermelha mais viva no estado de ninfa ou juvenis de cabeça preta, até porque não supunha que nesta altura do ano ainda fossem viáveis.


Estes insectos tem uma árvore de refúgio muito da sua preferência, o acer-negundo que além do mais lhe oferece óptimos refúgios na casca encortiçada, onde depositam os ovos. Folhas e caule asseguram-lhe alimento. Mas, na falta, contentam-se com algumas plantas do jardim. Nas fotos, atacando a brunfelsia pauciflora (Manacá-de-cheiro) que, enfraquecem sugando-lhes a seiva, provocando a queda precoce das folhas. 

Ainda assim, não são daqueles que mais prejuízos causam. Não vale a pena gastar dinheiro com insecticidas. Esmagá-los também não: exalam um cheiro muito desagradável. Por isso, deixá-los pastar. Em tempo, o frio de inverno dar-lhes-à coça. 

Fotos desta semana, no jardim.

Sem comentários:

Enviar um comentário