domingo, 13 de outubro de 2013

LAGENARIA SICERARIA (CABAÇA)




Achamos muita graça ás formas e cores destas cucurbitáceas e todos os anos as semeio. Usamo-las para enfeitar quer o exterior quer dentro de casa.




Este ano a sementeira ocupou uma área maior. A terra estava bem estrumada pois estas plantas são gulosas. Nasceram quase todas e houve que lhes dar espaço eliminando as mais fracas. No verão dei-lhes regas abundantes. Quando o fruto está já bem desenvolvido arranjo uma cama de palha para não apodrecerem. Na época de maior calor também uso cobrir os frutos com alguma palha para prevenir os golpes de sol.


Nas que crescem como trepadeiras, não se forma o "pescoço de cisne" comum ás que são cultivadas no modo prostrado e não se coloca a questão de cobrir parcialmente os frutos com palha até porque a rama da árvore lhes dá suficiente protecção.


Voltarei em breve ao tema das cucurbitáceas com outras formas e cores.

A segunda das fotos é de julho de 2013 e as restantes desta semana no quintal .


2 comentários:

  1. Acho-as lindas! este ano também joguei umas sementes à terra, mas já muito tarde porque só agora estão a nascer, e concerteza já não se fazem...e eu que queria tanto fazer uns trabalhos (pinturas) com elas, o que terá que ficar para o próximo ano. Em que mês as semeou?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Elisabete.
      Em fins de março ou em abril, quando as temperaturas se tornam mais amenas. No ano passado semeei na mesma altura da plantação das batatas. Se entretanto houver uma geada forte poderá ser caso de voltar a semear... Boas colheitas. E, volte sempre. Cumprimentos, Vítor.

      Eliminar