quarta-feira, 23 de outubro de 2013

GLADIOLUS CALLIANTHUS OU G. ACIDANTHERA (ACIDANTERA, GLADÍOLO-da-ABISSÍNIA)


Surpreendente esta planta que julgava perdida (por vezes, é necessário esperar até três anos que a primeira floração aconteça). Em setembro surgiram as hastes florais e entrou em floração desde o início de outubro. Planta da família das iridaceae de floração tardia, podendo persistir florindo mesmo após a chegada do frio. 



A acidantera é de porte erecto e de folhas verdes em forma de espada. No entanto é menor em tamanho e menos vistosa que os verdadeiros gladíolos. 


A flor em estrela é suavemente perfumada, mais intensamente à noitinha. Longo cálice tubular, como se vê na foto (medidos 14 cm). Seis pétalas de cor branca com manchas no interior-centro da corola de cor vermelha acastanhada a púrpura avermelhada, estilete amarelo de ouro. Ovário destacado em cor verde.


Quando todas as folhas estiverem secas e sendo local habitual de muito frio, iremos cortá-las a uns 3 cm acima do solo, escavar e extrair os cormos, (órgãos subterrâneos de armazenamento semelhantes a rizomas) que devem ser guardados destapados, dentro de casa, em local arejado, sombrio e seco até à primavera. Depois de enxutos haverá que descascar as peles secas. Não esquecer de colocar etiquetas. Replantar em abril ou maio (incluindo os cormos laterais a obter por divisão do cormo mãe) em terra leve, a dez centímetros de profundidade, para que as suas gemas produzam novas raízes e rebentos que se alimentarão dos tecidos de reserva. 


Em locais mais temperados não se justifica a remoção: a terra será suficiente para resguardar a parte subterrânea da planta. Neste caso, far-se-à a divisão dos cormos na primavera.

Atenção às regas e à adubação com adubo líquido, de quinze em quinze dias.

Já há muitas variedades de bolbos (e cormos) à venda, quer a granel quer já embalados. Porque não as acidanteras? Às vezes até conseguem florir no ano da plantação. Quer tentar?

Fotos de outubro de 2013, no jardim.

Sem comentários:

Enviar um comentário