sábado, 13 de outubro de 2012

PANDANUS UTILIS (PÂNDANO)


As vigorosas raízes aéreas, raízes-escora ou raízes-palafita, manifestam a natureza do habitat desta curiosa árvore tropical, originária de Madagáscar: areais marítimos ou pantanosos.
 

Vista de baixo. Curiosas as estrias anulares que envolvem os troncos e resultantes de cicatrizes foliares. O pândano, da família das pandanaceae, pode atingir os 15 - 20 metros de altura no seu habitat de origem, mas na Andaluzia onde os fotografei, reveste mais a forma de arbusto com um máximo de 5 metros. Apresenta-se muito ramificado na parte superior onde surge a folhagem densa .


Na foto, as drupas maduras destacam-se e caem. O receptáculo da infrutescência é comestível quando o todo é jovem e ainda verde. O fruto é apreciado em pastelaria. As grandes e duras folhas podem ser cortadas em tiras, secas ao sol e entrançadas para serem aplicadas em cestaria e chapelaria.
 
Fotos de setembro de 2012.

5 comentários:

  1. Boa tarde pq aqui no Brasil não se usa o fruto dela e ninguém informa como fazer com os frutos? Se vc puder me ajudar lhe agradeço pois tenho e só faço cozida

    ResponderEliminar
  2. Alguém sabe como reproduzir por sementes ?

    ResponderEliminar
  3. Para reproduzir basta colocar 2 ou 3 sementes em buracos de pelo menos 30 cm, deixar bem úmido em lugar em que bata sol, não exagerar na umidade, sem bolsas de ÁGUA, somente bem umido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, alguém me sabe dizer onde posso arranjar sementes de pândano ou mesmo uma planta, em Portugal.

      Eliminar