quarta-feira, 10 de outubro de 2012

ARAUCARIA (ARAUCÁRIA)


Na foto, a árvore é ainda demasiado jovem para impressionar pelo porte e altura. Mas se tudo lhe correr bem, daqui a uns 50 anos, altura em que continuará ainda jovem, nem dois homens conseguirão abraçá-la e para lhe tocar o cimo  terão que escalar algumas dezenas de metros.


A araucária exige sol pleno e um ambiente particularmente húmido para sobreviver. Por isso se adaptam ás condições atmosféricas das chamadas Ilhas da Bruma, no arquipélago dos Açores, onde a espécie a. heterophylla apresenta alguns exemplares classificados de monumento nacional. Humidade à parte, lamentavelmente, também não apreciam geadas...


A árvore desenvolve-se em forma de cone e apresenta perfeita simetria de ramos. Resiste bem á salinidade e aos ventos que normalmente assolam aquelas ilhas no inverno. Mas, claro, quando o temporal é particularmente forte, como tantas vezes sucede, há quase sempre a lamentar a queda de uma ou outra árvore da ordem dos 50 e mais metros de altura o que em zonas urbanas, onde embelezam praças e jardins, é sempre perigoso. Por isso não devem ser plantadas próximo das edificações até por causa das raízes que se espalham largo, mas ainda porque se defendem dos ventos fortes soltando ramos que podem depois reconstituir a partir do tronco. A folhagem nova e a adulta são diferentes, o que lhe acrescenta graça. 
 
Fotos de agosto de 2012, na Torreira.

Sem comentários:

Enviar um comentário