domingo, 21 de outubro de 2012

ALLIUM SCHOENOPRASUM (CEBOLINHO)


O cebolinho (família das alliaceae ou liliaceae) é uma planta bulbosa, aromática e condimentar que pode cultivar em vaso, à janela da cozinha. Consumimos habitualmente o cebolinho nas saladas, nas omeletas, molhos, queijos brancos e em tudo em que normalmente entra a cebola. 
 
Prefiro a terra do quintal. Este ano fiz uma sementeira desconforme de cebolinho - vá-se lá saber porquê - nem sequer me detendo com uma única variedade.


Temos dado muito a quem a aprecia. Também congelámos mais do que o suficiente.
 
E chegámos a meados de outubro, as folhinhas ocas, de secção redonda, verde-acinzentado, estão viçosas, muito mais altas e ... cada vez há mais. Não me tinha apercebido que o cebolinho é planta vivaz!
 
Aqui na aldeia não é coisa com se perca tempo e a exposição no supermercado é dirigida ao povo aburguesado e com poder de compra. No entanto, não há nada mais fácil de cultivar e com excelentes resultados em quantidade e qualidade.


Uma imagem dos pés do cebolinho.
 
Deve ser cortado raso de três em três meses, diz-se, para acelerar o crescimento de folhas tenras - mesmo que se tenham de deitar fora o resultado do corte! o que, aviso, é contra os meus rurais princípios. Nunca o fiz, está bom de ver. Por isso é que as folhas estão tão "gordas"! Adiante... marcham na mesma. 
 
Fotos de meados deste outubro, no quintal.

Sem comentários:

Enviar um comentário