sábado, 13 de outubro de 2012

PANDANUS UTILIS (PÂNDANO)


As vigorosas raízes aéreas, raízes-escora ou raízes-palafita, manifestam a natureza do habitat desta curiosa árvore tropical, originária de Madagáscar: areais marítimos ou pantanosos.
 

Vista de baixo. Curiosas as estrias anulares que envolvem os troncos e resultantes de cicatrizes foliares. O pândano, da família das pandanaceae, pode atingir os 15 - 20 metros de altura no seu habitat de origem, mas na Andaluzia onde os fotografei, reveste mais a forma de arbusto com um máximo de 5 metros. Apresenta-se muito ramificado na parte superior onde surge a folhagem densa .


Na foto, as drupas maduras destacam-se e caem. O receptáculo da infrutescência é comestível quando o todo é jovem e ainda verde. O fruto é apreciado em pastelaria. As grandes e duras folhas podem ser cortadas em tiras, secas ao sol e entrançadas para serem aplicadas em cestaria e chapelaria.
 
Fotos de setembro de 2012.

1 comentário:

  1. Boa tarde pq aqui no Brasil não se usa o fruto dela e ninguém informa como fazer com os frutos? Se vc puder me ajudar lhe agradeço pois tenho e só faço cozida

    ResponderEliminar