quarta-feira, 24 de outubro de 2012

MÁS ERVAS, CHENOPODIUM ALBUM (CATASSOL)


Com as primeiras chuvas de outono e as temperaturas amenas tem sido, como é habitual, uma autêntica explosão de más ervas.


O chenopodium (família chenopodiaceae) está entre as piores.
 
Herbácea muito vigorosa, de colonização rápida e densa. O caule estriado, cresce na vertical, porém, com o peso das flores, torna-se pendente. Alcança 1,50 m de altura.
 
As folhas são alternas e pecioladas. A margem das folhas da base é dentada. As da parte superior do caule, onde despontam as inflorescências, são inteiras e de forma lanceolada ou oval-lanceolada.
  
 
As flores são verde-prateadas ou acinzentadas. Produz uma média de 3.000 sementes por planta!
 
Tenho recolhido cuidadosamente algumas plantas, uma a uma - trabalho insano - arrancando-as ou cortando-as á tesoura, pela base. Transporto-as, depois para um local escolhido, junto-as em monte a fim de secarem um tanto e, finalmente, lanço-lhes o fogo.
 
Seguir-se-á a preparação do solo para finalmente lançar, conjuntamente, as sementes de centeio, aveia e tremocilha que, se forem bem sucedidas como espero, hão-de fazer uma eficaz concorrência ás más ervas e servir de adubo verde para enriquecimento do solo.
 
Fotos destes dias de outubro, no quintal.

2 comentários:

  1. Mas há quem diga que é comestível... http://en.wikipedia.org/wiki/Chenopodium_album

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que é!! Excelente! As más ervas só existem para os idiotas que não percebem nada de agricultura. Em permacultura todas coexistem para um perfeito equilíbrio!
      Esta erva, assim como muitas outras são mais nutritivas e mais bio do q qq couve! Urtigas, beldroegas... Tantas outras chamadas de invasoras e más...
      Patético artigo

      Eliminar