quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

SPERGULA ARVENSIS (ESPÉRGULA, CASSAMELO, CORGA)


Uma plantinha herbácea, anual, de tamanho insignificante mas que se junta em colónias competindo com outras herbáceas e que se destaca pela sua capacidade de produzir imensas sementes (mil a dez mil por planta) com alta taxa de germinação. As sementes são arredondadas, quase esféricas, com cerca de 1,5 mm. Está-se mesmo a ver o resultado! É,  de facto uma infestante que aprecia solos arenosos e cuja presença indicia solos ácidos, mas os prejuízos são moderados.

As flores são igualmente minúsculas. Para nos apercebermos da sua beleza real é necessário que nos aproximemos bem dela. Aqui a imagem é ampliada. Em tamanho real a flor da espérgula aqui na horta tem cerca de 6 mm. Como se vê apresenta 5 pétalas brancas, com cerca de 2 a 3mm de comprimento. Os estames são amarelos. As flores abrem só de manhã. e são hermafroditas (têm órgãos masculinos e femininos). Na Flora Digital de Portugal diz-se que floresce entre fevereiro e junho. Mas em setembro a floração parecia estar no auge e, nesta altura, na horta, continua a florir ininterruptamente na área que este ano foi cultivada e que está agora em repouso.


As folhas são longas e estreitas, lineares em verde lustroso. O caule é verde amarelado.

A primeira das fotos foi graciosamente extraída de Wikimedia Commons, da Wikimedia Foundation, ficheiro Spergula Arvensis 1 pl.jpg. a quem agradecemos a gentileza da sua geral disponibilidade. As demais foram tiradas em meados de Novembro, na horta.

Sem comentários:

Enviar um comentário