segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

CHELIDONIUM MAJUS (CELIDÓNIA, ERVA ANDORINHA, ERVA DAS VERRUGAS)


Mais comum no noroeste português, encontra-se nos solos frescos de matas e orlas dos bosques entre março e setembro.


O povo das aldeias usava-a para eliminar as verrugas das mãos. Resta saber se existiria relação de causa-efeito naqueles casos em que a verruga efectivamente desaparecia após a aplicação do seu suco.


Uma coisa é certa: estas plantas não são inofensivas se aplicadas sobre a pele ou ingeridas.


Mas que são muito belas e sofisticadas, é indiscutível. Não acham?

Fotos da primeira quinzena de setembro, na orla duma mata no Minho.

4 comentários:

  1. Trouxe uma destas plantas de Sintra e tem-se reproduzido aqui no meu jardim. Uma vez que se reproduz por sementes é preciso ir arrancando alguma antes que se transforme numa infestante.

    Desejo-lhe a si e aos seus um Santo Natal e um feliz Ano Novo.
    Que para todos sem exclusão traga muita Paz e Amor, Concórdia, Saúde e Pão.

    ResponderEliminar
  2. Por aqui também se reproduzem bem.
    Já por diversas vezes desinfectei feridas pequenas e arranhões com a seiva desta planta. Basta por uma única vez que a ferida seca e cicatriza rapidamente. Não sabia que podia ser prejudicial. Sabe algo mais sobre os seus efeitos quando aplicada na pele?
    Obrigada.
    Boas festas e bom ano

    ResponderEliminar
  3. Cara Anabela: fora de prescrição médica, por cautela nunca aplicaria o suco de uma planta sobre uma ferida aberta ainda que pequena ou sequer sobre arranhões por cicatrizar. Acresce a informação que colhi em várias fontes da internet (a ler sempre com reservas por não saber da autoridade de quem escreve)e que confirma os riscos.Em livro e no mesmo sentido de que o suco cáustico da celidónia "não deve ser aplicado em chagas", vi Segredos E Virtudes das Plantas Medicinais, pág. 117, em que são consultores da Ed. portuguesa os doutores J.A. Borralho da Graça e Luís Filipe M. Aires, da Faculdade de Farmácia de Lisboa. Bom Natal.

    ResponderEliminar