sábado, 17 de dezembro de 2011

ERIOBOTRYA JAPONICA (NESPEREIRA) EM FLOR


As nespereiras entraram aqui em floração. È curioso que uma árvore de fruto tão delicado escolha o final do outono, princípio do inverno para florirem. Algumas só o farão um pouco mais para a frente.


Nas folhas notam-se vestígios da calda bordalesa que lhes apliquei em 2ª volta, em 26 de novembro aquando do tratamento dos citrinos.


Começam a aparecer também os primeiros frutos. Mas daqui até à colheita muita água correrá debaixo das pontes... e toda esta chuva não é favorável para o melhor êxito da floração. Até agora esta árvore não deu ainda frutos de qualidade. Trata-se de uma nespereira nascida espontâneamente no quintal que é muito atacada pelo pedrado. Começa por se manifestar nas folhas onde surgem manchas que vão alastrando e acabam por ficar negras. As folhas deformam-se. O pedrado ataca também as inflorescências, mirrando as flores que acabam por secar. Igualmente ataca os frutos que na sequência acabam por cair, sem aproveitamento algum.


O fungo do pedrado persiste de uns anos para os outros nas folhas caídas no outono e ainda nos gomos e nos ramos. Não há outra saída senão aplicando um fungicida cúprico antes do abrolhamento dos gomos para evitar a fitotoxicidade. Esta árvore cresce muito rapidamente funcionando igualmente como decorativa. Há quem faça nesta altura grandes arranjos de flores a partir de ramos floridos da nespereira que podem entrar pela quadra do Natal.

Sem comentários:

Enviar um comentário