sexta-feira, 24 de junho de 2016

ECHINOPSIS, FLOR de UM DIA.

























Numa pequena área do jardim, correspondente a solo mais pobre e pedregoso, os cactos parecem bem adaptados. Correntemente passam discretos. É o caso do echinopsis com a sua forma globular, de sulcos e relevos irradiando do polo superior, (contámos 15 costelas), mas também com aqueles espinhos nas aréolas que nos colocam à distância mas,  afinal, não chegam para impedir as investidas de frágeis caracóis e lesmas.



A floração é o seu momento de glória. O breve tempo de um dia!


Na foto podemos ver que os estames - os filetes em cor branca e as anteras com uma leve coloração  em creme - se distribuem segundo dois níveis: um, interior, mais profundo e concentrado, ocupando parte da parede do tubo e outro, exterior, em círculo completo e mais regular. Destacado, o estigma emerge no topo de um estilete bem estendido. Realce ainda para o tom rosa das pétalas, mais carregado ao longo das nervuras naquelas mais exteriores.


Em cima, parte do longo tubo floral, com revestimento externo formado por folhas modificadas em forma de escamas que se vão diferenciando em sépalas e pétalas  à medida que se aproximam do ápice da flor. Na primeira foto pode ver-se a base do tubo floral partindo do caule. 

Fotos de Junho de 2016, no jardim. 


Sem comentários:

Enviar um comentário